Usuários perdem créditos de ônibus em Ribeirão por validade expirada
Nos últimos dias, diversos usuários do transporte público de Ribeirão Preto foram surpreendidos ao perceber que os créditos em seus cartões de ônibus haviam sido cancelados por expiração. Essa situação decorre de uma medida aprovada pela Câmara Municipal em 2022, que estabeleceu a validade de dois anos para os créditos adquiridos.
De acordo com o Projeto de Lei Complementar nº 55/2022, após o período de dois anos, os créditos não utilizados são considerados vencidos. Os valores correspondentes a esses créditos expirados são repassados ao consórcio PróUrbano, operador do sistema de transporte coletivo, por meio de uma compensação nos subsídios pagos pela Prefeitura.
A Prefeitura esclareceu que essa medida tem como objetivo manter o equilíbrio financeiro do contrato de concessão, evitando a acumulação de passivos e permitindo ajustes contínuos e planejados. O consórcio PróUrbano afirmou que está cumprindo a legislação vigente que regulamenta a expiração dos créditos.
Diante das reclamações dos usuários afetados, a vereadora Duda Hidalgo (PT) apresentou um projeto de lei que propõe a retomada da gestão do transporte coletivo pela Prefeitura, visando solucionar problemas como a validade dos créditos nos cartões de ônibus. O projeto ainda passará por análise nas comissões permanentes da Câmara antes de ser votado.
Os usuários do transporte público de Ribeirão Preto devem estar atentos à validade de seus créditos e utilizá-los dentro do prazo estabelecido para evitar perdas financeiras.