LGB SEM T: Representantes da comunidade LGB anunciam separação do movimento LGBTQIA+
Grupo afirma querer focar exclusivamente em pautas ligadas à orientação sexual e se dissociar das causas relacionadas à identidade de gênero
Representantes da comunidade LGB (lésbicas, gays e bissexuais) anunciaram, no último dia 19, sua “independência” do movimento LGBTQIA+, que reúne também transexuais, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero.
O anúncio foi feito em um vídeo divulgado pela organização LGB International, que já ultrapassa 12 milhões de visualizações nas redes sociais. A entidade, criada em setembro deste ano, afirma possuir representações em 18 países, incluindo o Brasil.
Na prática, o grupo busca se dissociar das pautas de identidade de gênero — como as demandas de pessoas trans, travestis e não-binárias — e manter o foco apenas em questões relacionadas à orientação sexual, como o combate à discriminação e a defesa de direitos civis de lésbicas, gays e bissexuais.
Segundo a LGB International, sua missão é “promover e defender os direitos e interesses de LGBs com base em sexo biológico e orientação sexual”, sem incluir políticas voltadas à identidade de gênero.
📍 Organização: LGB International
🌍 Presença: 18 países (incluindo o Brasil)
📅 Fundação: setembro de 2025
🎥 Alcance: vídeo de anúncio com quase 12 milhões de visualizações